time

counter

x

...


​​

...

x

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las"
...
...

Pesquise


zeppelim photography

ULTIMAS POSTAGENS

Obrigado pela visita!

16 novembro, 2009

OLHARES DE MINAS

ORIGEM: O Congado originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local.
O congado, também chamado de congo ou congada mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.
Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.



















































































































































REINADO - ano II - São Gonçalo do Pará - Minas Gerais - Brasil, de 13 à 15 de novembro de 2009... shows das bandas THE LOREAN, UNIDADE 2, AFONSO & banda e apresentação dos grupos de CONGADO pelas ruas da cidade neste domingo 15 de novembro... São pessoas simples, humildes. São várias raças,  vários credos, várias ideologias que se misturam ... Gente da  cidade e de toda região que fazem de tudo pra manter o CONGADO (uma manisfestação cultural e religiosa de origem africana)  , uma  mistura de  tradição, cultura, religiosidade que ainda resiste nas Minas Gerais  ... muito legal .. adoro ver a alegria estampada no rosto dessas pessoas, principalmente as crianças e aqueles bem velhinhos  ... PARABÉNS a toda esta gente que participou  e também  aos organizadores !!!
                                      ZEPPELIM PHOTOGRAPHY

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counter