Após passar pelo processo de restauração, a imagem de São Gonçalo foi entronizada ao altar da Igreja Matriz, no dia 1º de janeiro, ao inciar a novena do padroeiro.
|
Fotografia - Antonio Carlos Lima |
...
A Paróquia São Gonçalo e o Departamento Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Patrimônio Histórico Cultural, após terem encaminhado a imagem de Nossa Senhora das Dores para restauração, providenciaram a restauração da imagem de São Gonçalo. Padre Geraldo Maia levou, pessoalmente, a imagem do padroeiro à empresa Ânima Conservação, Restauração e Artes Ltda, em São João Del Rei.
A imagem de São Gonçalo, tal como a de Nossa Senhora das Dores, também estava com comprometimentos, com vários pontos corroídos por cupins. Segundo o restaurador Gilson, da empresa Ânima, a imagem possui uma camada de pintura, que a descaracterizou de sua criação original.
As imagens passam por uma higienização, limpeza da policromia, testes e prospecção, abertura de galeria, desculpinização, complementação de partes faltantes, aplicação de camada de proteção, repintura parcial ou total de acordo com a necessidade. As despesas com a restauração são pagas com recursos do ICMS cultural. Em breve, a comunidade local terá a imagem de Nossa Senhora das Dores restaurada e reconduzida à bicentenária Matriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário